domingo, 26 de maio de 2013

Turismo para quem?



Porto Alegre possui há muitos anos o desejo de ser uma cidade turística. Entretanto, faz sempre o possível para ir na direção contrária. A EPTC passou, esta semana, a atualizar as placas de sinalização de museus da cidade. A ideia é facilitar o acesso de turistas a atrações da cidade. O problema é que, mais uma vez, as placas usadas são apenas em português!

Após o Fórum Social Mundial que, independente de visão ideológica, colocou Porto Alegre no mapa e incrementou o turismo da cidade, a Copa do Mundo promete ser o mais importante evento para atração de turistas da capital. Quem será que a prefeitura espera que venha ver os jogos? Turistas de Portugal e Angola?

É triste que, com um evento desta envergadura as nossas portas - pouco mais de um ano -, a prefeitura consiga cometer erros tão primários. Vamos ver agora se estas mesmas placas não serão trocadas à pressas semanas antes da Copa.

2 comentários:

  1. Placas apenas em português não são um problema. Vá viajar pela Europa e verás placas apenas na língua de cada país, vá aos E.U.A. e verás placas apenas em inglês.

    Se fosse para colocar placas em outra língua, que fosse em espanhol, que é a língua que quase todos nossos vizinhos falam e não em inglês, como a prefeitura vêm fazendo em alguns locais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ocetico, discordo de ti. Português é uma língua fortemente concentrada no Brasil, ao contrário de diversas outras línguas. O caso dos EUA (que citaste) é ainda mais claro, pois o inglês é atualmente uma língua franca. Por esta razão, me parece bastante razoável termos placas em pt e en. Espanhol é muito próximo com o português, motivo pel qual acho a existência de placas nesta língua desnecessário, caso contrário concordaria contigo.

      Sobre não existirem em outros países, não é bem assim. Vide texto da wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Bilingual_sign

      Excluir