quinta-feira, 23 de maio de 2013

Questione tudo, questione sempre!

Olá!

Já faz bastante tempo que não posto por aqui. Em parte entrei em uma fase mais introspectiva, o que me fez produzir muito pouco de tudo. Peço desculpas por isso, mas funciono assim e é possível que isto volte a acontecer. Esta e uma das razões pelas quais gostaria de evoluir este blog de modo a criar uma equipe. Com várias pessoas, uns cobrem as ausências dos outros.

Um segundo motivo para a minha ausência foi uma pequena decepção: achei um erro feio na minha planilha de cálculo de passagens de ônibus. Basicamente, estava multiplicando duas vezes cada variação de número de passageiros. Assim, todos os cenários que previam aumento da demanda estavam gerando uma tarifa mais baixa que a correta.

Naturalmente, fiquei com a cara no chão. Muitas das propostas que tinha elaborado e defendido apresentavam resultados mais otimistas que o correto. A boa notícia é que já atualizei os artigos com propostas para conter os novos valores corretos e os resultados não ficaram tão ruins quanto eu imaginava.

Fiquei chateado também, pois quem descobriu este erro fui eu mesmo, ao verificar um comportamento anômalo da planilha ao simular resultados de passes. Apesar de pedir sempre por um peer review, acabei eu mesmo achando o erro.

Assim, seguido deste me pedido de desculpas, me vejo obrigado a fazer uma ode ao ceticismo. Fico feliz que tenha conseguido colocar em muitas pessoas a ideia do uso de números ao invés de propostas soltas, mas é necessário ir além. Só porque eu fiz uma tabela, não quer dizer que ela esteja certa! Dei o melhor de mim para garantir que não existissem erros, mas sou humano. E, o que vale para mim, vale para tantos outros estudos que vemos por aí. O problema é que sempre que vemos resultados que gostamos, tendemos a duvidar menos da fonte!

Espero ter achado o último erro desta planilha, mas não posso garantir isto. Não posso garantir, tão pouco, que outros estudos não tenham também erros. Contudo, posso manter o compromisso - que tem sido mantido sempre neste blog - de manter meus dados e simulações abertas, de modo que qualquer um possa analisá-los e apontar erros! é assim que a ciência funciona; é assim que uma discussão séria deve ser conduzida!

Um grande abraço!
Alex Panato

Nenhum comentário:

Postar um comentário