sábado, 29 de junho de 2013

Metroplan - Hora de Dizer Chega!

Tu conheces a Metroplan? A Metroplan é uma agência estadual, responsável por todos os projetos que tenham impacto comum aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Ela possui quatro diretorias:

  • Administrativa: Responsável pela burocracia da agência;
  • Gestão Territorial: Responsável pelo planejamento urbano, educação, saúde, hospedagem e eventos;
  • Incentivo ao Desenvolvimento: Assessoria para atração e retenção de investimentos;
  • Transporte Metropolitano: É o setor responsável pela gestão da política metropolitana de transportes hidroviário, ferroviário e rodoviário.
Pois bem, este artigo trata do problema de transporte. Assim, sempre que citado Metroplan, entenda-se a diretoria de transporte metropolitano. 

Dada a confusão que o país entrou com transporte urbano nas últimas semanas, a Metroplan acada, naturalmente, envolvida na discussão. Com base em dados de 2008, no que tange ao modal rodoviário (ônibus), pode-se afirmar que ela transporta o equivalente a 30% do número de usuários transportados pelo sistema de Porto Alegre. Este é o número transportado por empresas que operam entre municípios.

A Metroplan também se meteu em uma encrenca, depois que o governador Tarso Genro anunciou o passe livre para estudantes. Como o governador manda apenas na Metroplan, apenas os estudantes que fazem uso de ônibus interurbanos receberão tal benesse. Não vou entrar aqui, entretanto, nos cálculos malucos que se baseiam esta oferta (estimam custear apenas 10 mil usuários?!).

Todos sabem, também, a excelência de serviços dos ônibus interurbanos! Falando sério, a frota é velha,  tem péssima manutenção, os motoristas dirigem de forma totalmente inapropriada e é caro! Sério, quando falamos mal do sistema de Porto Alegre - e ele é ruim -, temos que tentar imaginar o que é o transporte da Metroplan!

Qualidade da frota da Metroplan.

Pois bem, no meio desta confusão, a Metroplan resolve cantar de galo. Segundo o diretor da Metroplan, Marcus Damiani, ao falar de um esforço para dar transparência às planilhas de custo, "O problema será a ATP. Eles se tornaram um banco, sobre o qual não temos controle nenhum. O transporte coletivo virou um negócio da China em Porto Alegre”.

Não nego, em absoluto, que a ATP tem um efeito ruim sobre  sistema de transporte de Porto Alegre. Não nego, tão pouco, que entender as planilhas de custo da ATP é um desafio. A EPTC  ainda precisa melhorar muito o seu trabalho. Contudo, convido o leitor a procurar informações nos sites da ETPC e da Metroplan. Que tal a diferença?

Invadir Porto Alegre?


A ideia proposta pelo diretor da Metroplan de permitir às linhas metropolitanas coletar passageiros urbanos em Porto alegre é um desatino. Já temos um sistema redundante (o que aumenta a ineficiência), agora ela quer aumentar a redundância ainda mais? E com a mesma qualidade de transporte precária pela qual é referência?

Esta ideia é ainda mais absurda, pois aumenta os custos sistema de transporte de Porto Alegre. Ao remover a arrecadação do sistema, ela simplesmente empurrará os preços mais par cima. Ou seja, ela quer que suas empresas associadas explorem nossa cidade!

E, por favor, o objetivo da Metroplan é pensar em soluções metropolitanas. Parece, entretanto, que ela representa um cartel, tentando entrar no mercado de outro! Tipo, a Metroplan vai deixar que as linhas da Carris passem a levar as pessoas até Viamão? 

Virando a Mesa!


Esta declaração absurda pode servir, ao menos, para marcar o ponto de virada. A Metroplan - ao menos até melhorar os seus serviços - tem que ser expulsa da capital! 

Esta expulsão implica nas seguintes ações:
  1. Todos os ônibus metropolitanos devem ser proibidos de entrar na região central de Porto Alegre;
  2. Passageiros oriundos de outras cidades (ou com destino em outras cidades), devem ser direcionados a um terminal de conexão (Triângulo, Agronomia, etc). 
Esta ação possui diversos benefícios:
  1. Reduz o congestionamento nos corredores de ônibus;
  2. Reduz o congestionamento em diversas vias centrais;
  3. Aumenta a segurança viária, ao impedir que motoristas ineptos continuem trafegando na cidade;
  4. Reduz a poluição, pois os ônibus da Metroplan são de pior qualidade e manutenção.
Naturalmente, esta medida trará um transtorno para os usuários do sistema metropolitano. Entretanto, hoje temos o cenário inverso, onde os usuários de Porto Alegre são penalizados! Ainda assim, é importante construir medidas que diminuam este impacto.

Além das melhorias de qualidade, esta ação possui ainda um forte benefício: ela aumenta a arrecadação do sistema! Assim, a arrecadação que hoje vai para empresas da Metroplan passaria a entrar na conta do sistema da EPTC. 

Qual o impacto disso?

Supondo que apenas 1/3 destes passageiros tenham como origem ou destino Porto Alegre e sejam pagantes (ou seja, 1/3 transformando-se em passageiros equivalentes), estamos falando em aumentar em 10% a arrecadação do sistema. 

Esta medida, isoladamente, traria com consequência uma redução de 35 centavos do valor da tarifa! Isto é uma redução maior que qualquer ação de desoneração de impostos!

Ficamos Assim?


Há duas formas de se ver uma região metropolitana: ou como um amontoado de cidades, ou como um centro vivo e com relações simbióticas. Hoje, infelizmente, estamos mais para o primeiro caso. Desta forma, a medida proposta faz sentido. Cada um por si!

Entretanto, se quisermos passar para um sistema de cooperação real, uma reformulação geral do sistema de transporte metropolitano deve ser pensado. Isto implica em um sistema de bilhetagem única (não necessariamente com a mesma tarifa), mas integrado e com padrões de qualidade equivalentes.

Infelizmente, a Metroplan está muito longe de estar capacitada a liderar esta ação. Quem deve liderar o processo são as próprias cidades envolvidas, cabendo à Metroplan um papel de apoio. E deverá ouvir muito, muito mesmo antes de começar a falar!

4 comentários:

  1. Alex (meu xará)

    Admiro os teus posts, trazem muita informação útil, e especialmente na análise detalhada da planilha de custos do transporte coletivo de Poa, ficou sensacional.

    Mas cara, acho que tu exagerou forte nesse post, e pior ainda, agiu totalmente contrário ao modo que tu vinha seguindo antes (com bastante embasamento e fontes confiáveis) e escreveu diversas informações que não procedem!

    Agora que te irritei, vamos aos fatos. Note que não estou defendendo a Metroplan, só não gosto de injustiças!

    - A imagem do ônibus que tu colocou é da frota antiga da Vicasa, fora de circulação a pelo menos 10 anos! (eu morei nesse bairro da linha ilustrada)
    - Sobre os ônibus operados pelas empresas ligadas a Metroplan, conheço apenas os da Transcal (atende a cidade de Cachoeirinha) e a Sogil (Gravataí). E posso te afirmar que, em muitos casos, são melhores e mais confortáveis que qualquer ônibus de Poa (já que é pra comparar)....
    - Muitos motoristas da Transcal são infinitamente mais educados que muito motorista das empresas de Poa (sem generalizar, pois maus profissionais existem em todos os setores e empresas);
    - A Metroplan está, ao contrário do que tu afirmou, encabeçando a integração entre todas as cidades referente a bilhetagem. Com previsão de conclusão para o final deste ano. [1]
    - Falar que hoje os passageiros de Poa são "coitadinhos" por causa dos "malvados" passageiros da RM é uma baita falácia! os passageiros da RM sofrem tanto quanto os de Poa!
    - Querer que os ônibus sejam impedidos de entrar no centro eu concordo, só que antes de qualquer coisa, devemos dar condições para que eles possam pegar um meio de transporte decente no momento da integração. Já imaginou meter toda essa gente proveniente da RM nos atuais onibus já extremamente lotados de Poa? NEM PENSAR!
    - Sobre a transparência, quando solicitei para a Metroplan todas as informações que achei pertinente sobre o cálculo das tarifas (via portal da transparência), recebi retorno prontamente, com diversas planilhas e informações, informações essas que tu teve que catar manualmente pra poder montar. Claro que não é nenhum exemplo de transparência, mas já é melhor do que a Máfia da ATP.
    - Por fim, ia te convidar a me ajudar a montar a planilha da tarifa dos ônibus da RM, com base nas informações que eles me passaram. Se tiver afim podemos conversar!

    [1] http://www.metroplan.rs.gov.br/conteudo/1157/?Metroplan_lan%C3%A7a_Sistema_Integrado_de_Transporte

    Desculpa se fui muito direto!

    Abraço!

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    1. Alex,
      Em primeiro lugar, críticas são sempre bem vindas, quando bem argumentadas - o que é o caso. Este é um espaço para discussão!

      Entretanto, continuamos não concordando em nossas análises. Vou analisar tuas críticas item a item:
      1. A imagem, de fato, não é a que divulgam oficialmente. Pode ser, de fato, que não usem mais este tipo de ônibus. Entretanto, até ano passado eu morava nas imediações da Assis Brasil e continuava a vê-los.

      2. Sem dados da frota - que não estão publicados para a Metroplan - , vamos comparar percepções subjetivas. Sob o meu ponto de vista, a iluminação é muito pior, não lembro de ver algum com ar-condicionado ou câmbio automático.

      3. Não estava falando de educação com o passageiro, mas comportamento no momento de dirigir. A direção destes motoristas é extremamente agressiva. Os da linha Viamão já são lendários!

      4. Eu não disse que a Metroplan não estava tentando integrar o sistema de transporte. Eu disse que ela não está capacitada a fazê-lo.

      5. A questão não é quem são os passageiros injustiçados, mas qual o sistema de transporte está sendo injustiçado. O transporte de Porto alegre está sendo negativamente afetado pelo transporte metropolitano. E, meu ponto, não está recebendo nada em troca (a arrecadação não é compartilhada)!

      6. Sim, é importante uma mudança no sistema de transporte de Porto Alegre. Contudo, é falsa a ideia que os ônibus de poa vivem lotados. depende da linha, depende do horário. Os ônibus intermunicipais sofrem do mesmo problema.

      7. Cara, não estou falando de portal da transparência. Estou falando de divulgação de dados. A Metroplan não tem NADA divulgado por padrão. O site da EPTC é uma rica fonte de dados em comparação. Todos os dados que eu obtive são públicos e obtidos via internet.

      8. Estou com uns projetos que devem tomar meu tempo integralmente nas próximas semanas. a ideia, contudo, me interessa. Os dados que tu recebeste são suficientes? Já tens a legislação que define o valor da tarifa? Se sim, compartilha aí que já posso te dar uma dicas. Caso contrário, podemos olhar depois com mais clama, qando eu me liberar.

      Abraços!

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  2. Legal!

    Vamos as respostas:

    1. Deve ter sido algum "perdido", pois o padrão de toda a frota é pra ser de cor azul;
    2. Os metropolitanos são separados em duas categorias: comum e executivo. Comum, é o pinga pinga, onde realmente nenhum deles possui ar condicionado ou cambio automático. Mas sou obrigado a dizer que a grande maioria é mais confortável que muito ônibus de Poa (pelo menos em termos de espaçamento entre bancos, pois sofro com isso direto). Outra modalidade é o executivo (seria as lotações de Poa, de forma bem subjetiva). Esses, a grande maioria possui ar condicionado, mas até hoje não vi nenhum com câmbio automático e possuem tarifa diferenciada.
    3. Concordo. Mas como todos, há casos e casos;
    4. Não tenho dados suficientes pra discordar ou concordar contigo. Estaria opinando apenas no "achismo".
    5. Sim, é necessário uma reformulação geral do sistema, e isso envolve a região metropolitana. Não adianta mexer apenas no sistema de Poa enquanto os "azuizinhos" continuam enchendo o centro e despejando gente a tordo e direito nos onibus de Poa.
    6. "Vivem lotados" também é exagero. Mas a preocupação aqui é no horário de pico. Tu que morou na Assis Brasil sabe que todas as linhas que passam por ali, no horário de pico da manhã estão sempre abarrotadas de gente. Daí tu imagina pegar o pessoal de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí e socar dentro de um "parque dos maias" da vida? ou pior, no 520 (aliás, já é feito isso hoje em dia hehehe)
    7. Concordo.
    8. Cara, não sei se são suficientes, pois recebi os seguintes documentos/planilhas:

    - Cálculo do valor médio da carroceria
    - Cálculo do valor médio do chassis
    - Custo KM
    - Depreciação e remuneração da frota
    - Frota do ano
    - Gráfico com composição do custo da tarifa
    - Valores dos insumos
    - Ponderações
    - Variação do custo

    Se quiser, te mando os documentos e tu dá uma conferida. Eu também estou atolado até o final de Agosto, mas depois disso pretendo dar uma analisada com mais calma.

    Tu consegue ver meu e-mail no sistema de comentários? me manda um, que te envio eles!

    Abraço!

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    1. Não aparece o teu e-mail. Te adicionei no Facebook (ou, ao menos, acho que é tu). Manda por lá.

      Já adianto, entretanto, que era bom ter a lei que rege o cálculo da tarifa (em Porto Alegre é a 14.459/04). Facilita muito o trabalho e diminui os erros.

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