segunda-feira, 8 de abril de 2013

E o metrô vai atrasar de novo!

Sim, foram atrasada, mais uma vez, o início das obras do metrô, Pior: desta vez não foi divulgado para quando. Segundo a Zero Hora, o problema agora é a complexidade dos projetos em análise.

Honestamente, os projetos devem ser realmente complexos. é o que é esperado para uma obra de R$2,4 bilhões. O que é inaceitável foi iniciarem o processo com um prazo tão pequeno. Este prazo exíguo foi, mais uma vez, ou incrível ingenuidade, ou profunda má fé!

É possível que o prazo seja o responsável por termos apenas 2 propostas hoje. Empresas sérias nunca entrariam em projeto com prazo tão apertado, pois saberiam que não conseguiriam entrar a tempo. Empresas irresponsáveis, que conhecem o jeitinho brasileiro ou com informações internas, ao contrário,  estariam aptas a apostar em uma futura prorrogação de 3 meses, como acabou ocorrendo.

Aqui cabe uma investigação detalhada por parte do ministério público! Esta é a maior obra a ser realizada pela prefeitura em décadas, talvez mesmo na história da cidade! E, ao que parece, o assunto não está sendo tratado com seriedade! Onde está a oposição para fiscalizar isso?

3 comentários:

  1. Alex, tu que estás por dentro do assunto, esse edital é só para projeto ou também para execução? Usualmente, qualquer cláusula de edital pode ser contestada tempestivamente. Alguém contestou? Alguma empresa ou consórcio reclamou que ficou de fora porque não tinha condições de atender aos requisitos mas com os novos requisitos eles teriam entrado? Não são perguntas retóricas, estou perguntando porque não sei mesmo e considero que sejam informações importantes para analisar o que está acontecendo. Talvez a oposição não tenha reclamado porque nenhuma empresa se sentiu prejudicada e foi fazer queixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, sei muito parcialmente a resposta para as tuas perguntas. Vou me informar mais e te respondo. Se achar bastante material faço um post, senão coloco aqui mesmo.
      Sobre a oposição não incomodar, sério, falta de prejudicados nunca vai ser problema! ;-)

      Excluir
  2. Sim, o Mestri comentou, até fez um artigo sobre isto. Na verdade lembro de muita gente comentando lá no Porto Imagem e em vários outros lugares.
    O projeto financeiro teve duas vezes mais tempo que o técnico, mesmo contando com a dilatação do prazo. O pessoal acha que construir metrô é barbada. Coloca meia duzia de arigós com uma pá e sai algo.

    ResponderExcluir