sábado, 13 de abril de 2013

Prédios Antigos

No final de dezembro, alguns blogs (originalmente publicado no Defender e bastante discutido no Porto Imagem) divulgaram a demolição de um prédio bem característico na esquina da Comendador Caminha com a Mostardeiro, de frente para o Parcão. O prédio, mostrado abaixo em figuras do Google Street View, tinha muitos admiradores.

Imagem do Google Street View

Imagem do Google Stree View

A derrubada, lamentada por muitos, foi mais criticada ainda pelos que consideram que nossos exemplos recentes de obras arquitetônicas não tem sido muito inspiradores. Este grupo temeu que o espaço daria lugar a uma torre de edifícios sem expressão.

Pois esta semana vou caminhar no Parcão e me deparo com os tapumes parcialmente removidos. Ao invés de uma torre de edifícios, o terreno agora abriga um estacionamento. Pior (é possível), não um edifício garagem, mas o simples uso do terreno com alguma brita para evitar que os carros atolem na chuva.

Novo estacionamento no Moinhos...

Em uma área valorizada como o Moinhos,de frente para o Parcão, vale a pena manter um terreno para estacionar carros?!


Minha opinião particular é que já temos estacionamentos demais na cidade. Demolir prédios - com ou sem importância histórica - para construir mais é muito triste!

Qual a opinião do leitor? Ruim ou bom? A prefeitura deveria ter impedido isto ou não deveria se meter? Se sim, como?

9 comentários:

  1. A minha opinião é que não é da minha conta já que o terreno não é meu. Portanto, não manifestarei minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, lamento te dizer, mas isto já é uma opinião! :-D

      Excluir
    2. Agora, falando sério, o prédio não era tombado, logo, não fazia sentido a prefeitura intervir. Na minha opinião pessoal, não acho o prédio tão importante assim que justifique um tombamento também.
      Contudo, a simples existência de estacionamentos, na minha opinião, é prejudicial para a cidade por motivar demanda induzida de automóveis. Neste aspecto a prefeitura poderia intervir não concedendo autorização de funcionamento para aquela área ou deixando IPTU tão alto que tornasse o negócio menos rentável, ao menos sem a construção de outras áreas conjuntamente.

      Excluir
  2. Ao meu ver o prédio não tinha valor histórico realmente, estava mais para um prédio com valor cultural colaborando de certa maneira à caracterização do bairro. Como diz o Adriel, é complicado querermos impor a nossa vontade a um ente privado. A participação popular no RS às vezes exagera um pouco. Podemos opinar mas não obrigar as pessoas a fazerem certas coisas com seu próprio patrimônio. Não estamos em Cuba felizmente. Mas realmente, a ideia de um estacionamento me dá náuseas. Gilberto Simon

    ResponderExcluir
  3. que pena...eu sempre achei que aquele edificio me lembrava os edificios art-deco da florida...era uma problema de segurança aos moradores por estar ne frente do parque e nao ter grades....porem, nada justifica mais um estacionamento! e pelo preço que cobram p/estacionar no moinhos mais vale pegar taxi....

    ResponderExcluir
  4. O que mais me surpreende - independentemente de qualquer posição ideológica - é valer a pena comprar um terreno com uma casa, demolir ela e fazer um estacionamento de um piso. Isto em uma área valorizada como o Moinhos. Muito estranho...

    ResponderExcluir
  5. Alex, de fato o teu último comentário é a pergunta que não quer calar.

    ResponderExcluir
  6. Tchê, até onde eu entendi é que as empreiteiras compram um terreno e transformam em estacionamento enquanto avaliam qual a melhor alternativa para a área. Duvido que esse estacionamento perdura muito tempo - embora eu tenha o exemplo do estacionamento da Av. 24 de outubro (ex-Supermercado Real) para me desmentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Walter, imagino que tu tenhas razão (embora o estacionamento do Real, de fato, seja um contra exemplo). Fiz uns cálculos chutados aqui e não consigo me convencer que o negócio valha a pena!
      Ainda assim, bizarro que tenham comprado sem saber o que vão fazer. Talvez eles estejam querendo comprar mais algo em volta para fazer algo grande e não estejam conseguindo. Notei que, além da casa em questão, também havia uma casa verde na Mostardeiro que veio abaixo junto, mas ainda tem um prédio bem pequeno e um estacionamento do lado. De repente estão tentando comprar...
      https://maps.google.com/?ll=-30.028566,-51.20247&spn=0.000703,0.000656&t=h&z=21&layer=c&cbll=-30.028566,-51.20247&panoid=GWmvKHgukrGOE7jLK3mfAQ&cbp=12,340.76,,0,8.92

      Excluir