domingo, 7 de abril de 2013

"Especialistas"

Quase cai da cadeira lendo reportagem do Correio do Povo de ontem! A reportagem contém um conjunto de absurdos, que mostram claramente como nossos "especialistas" - ouvidos na reportagem - estão completamente distanciados das mais modernas visões de trânsito. Vejamos as pérolas!

Sinaleiras Emperram o Trânsito de Porto Alegre

O título já começa bem! Cabe a - quem diria? - nosso velho amigo Capellari lembrar que as sinaleiras são necessárias para evitar as mortes de pedestres. Sim, há um problema de sincronismo nas sinaleiras crônico. Isto é um problema complexo, mas é fundamentalmente falta de competência - e, sim, reduz a eficiência do trânsito para carros e ônibus.

Entretanto, o maior problema são os tempos ridículos de sinaleira para pedestres. Isto, infelizmente, não é citado. Este é um problema de filosofia! Atravessar a Ipiranga, na esquina com a Azenha, por exemplo, necessita de dois tempos de semáforo. Isto para mim que caminho rápido! São 9 segundos em uma das pistas, o que é insuficiente para muitos pedestres que caminham mais devagar!

A matéria não diz quem é o autor da frase do título, o que me faz torcer que tenha sido o repórter. Torço por isto, pois aí seria apenas mais um caso de mau jornalismo.

III Perimetral

Capellari, mais uma vez, diz que os semáforos serão retirados das vias com a introdução dos viadutos. Imagino que a travessia dos pedestres se dará por balão! Esta ideia tem sido sistematicamente defendida pela prefeitura e sistematicamente refutada! Será que eles não notam que, quando as obras ficarem prontas, os motoristas que acreditaram nesta mentira descobrirão que foram enganados?


Vias Expressas

Aqui é onde mais dói. Não só conseguiram um especialista para defender vias expressas, como este especialista é justamente o responsável pelo parecer técnico do grupo que defendia o fim da trincheira da Anita! Embora a obra tenha vários problemas básicos, este tipo de comportamento deixa mais uma vez transparecer que o problema da associação de bairro não era com a obra, mas com ela ser do lado da casa deles.

Pior, o tal especialista em trânsito, Mauri Panitz, defende o fim do corredor de ônibus da avenida!!! Ele quer que os ônibus circulem na via, de modo a liberar mais uma pista para os carros!!! Propor algo assim é um retrocesso inimaginável!

Mesmo ignorando a punhalada que o "especialista" propõe no transporte público e, por conseguinte, na maior parte da população, pois este é o meio mais usado de locomoção na cidade, esta proposta ainda não se sustenta por diversas razões:

  1. Especialistas de trânsito de verdade conhecem bem o fenômeno de demanda latente. Introduzir novas vias tende a aumentar o uso de automóveis, fazendo o investimento se tornar inútil;
  2. O trânsito não é resolvido por uma via, mas por um sistema integrado. A introdução burra de uma via (ou ampliação de uma existente) pode piorar o trânsito, como ilustra o Paradoxo de Braess;
  3. Um investimento em uma super via somente poderia ser útil se o restante do sistema não estivesse estrangulado. Como está hoje, apenas transferirá o congestionamento para as vias coletoras e receptoras do trânsito.
Enfim, estamos cada dia pior representados. 



Um comentário:

  1. As sinaleiras são sincronizadas, sim, é só tu "furar" uma pra ver que ficará parado na próxima a 50 metros. Isso ocorre em mais de 90% delas
    Já as sinaleiras de pedestres são ridiculas...ficar 3 minutos esperando pra atravessar em 10 segundos, com por exemplo na sinaleira da Sarmento Leite em frente à UFCSPA. tente e verás...isso sem falar nas da protásio, ou ipiranga...

    ResponderExcluir