terça-feira, 9 de abril de 2013

Melhorias na Cidade



A Prefeitura comunicou uma série de melhorias na cidade nos últimos dias. Abaixo um resumo com as principais ações:

Iluminação no Marinha

A iluminação do parque foi remodelada e ele conta agora com câmeras de vigilância. Supostamente a guarda municipal fará ronda na região.

Embora não acredite que, no curto prazo, aumentará significativamente a circulação de pessoas, a medida é muito boa. Melhorias na iluminação costumam aumentar muito a sensação de segurança e, com isso, trazer vida a praças e parques durante parte da noite. 

Acompanharemos os próximos capítulos com interesse!


Ciclovia da Ipiranga

Finalmente, as obras na ciclovia da Ipiranga continuarão. Agora, a promessa é realizar o trecho entre a Avenida Azenha e a Silva Só. A prefeitura, entretanto, não comunicou qual é a data prevista de conclusão desta etapa da obra. Ao final do projeto, a ciclovia se estenderá da avenida Beira Rio até a Antônio de Carvalho.

É importante destacar que há hoje na comunidade de ciclistas muitas críticas ao modelo adotado (como aqui, aqui e aqui). Minha avaliação, como usuário do modal, é que ela não é vantajosa para ciclistas experientes. E, infelizmente, o código de trânsito impede o ciclista de usar a pista de rolagem caso haja uma ciclovia (o que, particularmente, acho um absurdo).

Os principais motivos são os semáforos que dão ampla prioridade os carros (fazendo com que, muitas vezes, a maior parte do tempo de trajeto seja espera) e o fato de obrigar o ciclista a andar uma quadra inteira, mesmo que deseje acessar algo no meio da quadra. Por este motivo, muitos ciclistas tem optado por seguir circulando junto aos carros, ignorando o código de trânsito. Eu mesmo fui criticado por um motorista por fazê-lo.

Ainda assim, a ciclovia é importante, pois muitos ciclistas não se sentem seguros circulando junto as carros. Assim, a existência de uma ciclovia, mesmo que ruim, permite a estas pessoas usar este meio de transporte.


SMOV Revitaliza as avenidas São Pedro e Panamericana

Pegadinha!!! Na verdade estão apenas recapando as pistas com uma camada asfalto! 

Primeiro, chamar isso de revitalização é sacanagem! Revitalizar é dar vida e colocar asfalto parece ir na contramão disso, mesmo que melhore a vida das pessoas. Enfim, é esquisito, mas nada terrível.

Já quanto a esta melhora, tenho um certo medo nestes dois casos. Ambas as regiões são bastante sujeitas a alagamentos, pelo que eu me recorde. Nossos problemas de alagamento pioraram muito após a onda de asfaltamentos que começaram na década de 90, independente dos outros benefícios que o asfalto tenha trazido. 

O certo seria ter sido feito um estudo sobre o impacto na permeabilidade do solo, mas duvido que a SMOV leve este problema em consideração. Tomara que eu esteja errado. 

Fonte: Site da Prefeitura (São Pedro e Panamericana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário